AcessoBrasil
Ferramentas Pessoais
Seções
Você está aqui: Página Inicial Institucional Notícias PSCT 2013: Gabarito oficial é divulgado

PSCT 2013: Gabarito oficial é divulgado

O resultado final será divulgado até dia 04 de fevereiro

O gabarito oficial das provas do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2013) foi divulgado, nessa quinta-feira, 10 de janeiro, pela Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec). Clique aqui para ter acesso ao gabarito dos cursos presenciais. Na prova do ensino técnico integrado ao médio, quatro questões foram anuladas na versão final. Já o gabarito das provas dos cursos técnicos subseqüentes não sofreu alteração. Clique aqui para ver o gabarito final das provas para o Ensino a Distância, em que também não houve mudança. 

O resultado final do PSCT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) será divulgado no dia 4 de fevereiro. O PSCT registrou 14.020 inscrições para os cursos presenciais e 1847 para a modalidade EAD. No entanto, a abstenção foi de 32% no dia da prova, em 23 de dezembro.

O IFPB oferta, no total, 3.174 vagas distribuídas em 61 cursos, em Cajazeiras, Campina Grande, Cabedelo, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Sousa e Princesa Isabel. Na modalidade Subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio, são 1.528 vagas presenciais. Para o técnico integrado, voltado a quem concluiu o 9º ano do Ensino Fundamental, são 1.246 vagas. Para a EAD, são 400 vagas no curso técnico subseqüente de Segurança do Trabalho.

Os cursos são Secretariado, Contabilidade, Geologia, Informática, Edificações, Manutenção e Suporte em Informática, Controle Ambiental, Eletromecânica, Recursos Pesqueiros, Meio Ambiente, Mineração, Petróleo e Gás, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Instrumento Musical, Agropecuária, Agroindústria e Segurança do Trabalho.

Esse PSCT foi o primeiro em que o IFPB adotou as novas cotas para pretos, pardos e indígenas e também segundo critérios de renda social. Essas cotas estão dentro da reserva para egressos da rede pública. A instituição reserva 5% das vagas para candidatos com deficiência. Nos cursos de Sousa, 20% das vagas são reservadas para quem vive em assentamento da reforma agrária.

A maior concorrência no Ensino Médio Integrado ao Técnico foi registrada no curso de Edificações (tarde) no Campus João Pessoa, com 19,73 candidatos disputando uma vaga. Em seguida, vem o curso de Controle Ambiental, também do Campus da Capital com 14,65 candidatos por vaga. Em terceiro lugar, está o curso de Petróleo e Gás de Campina Grande com 11,08 por vaga.

No ensino subseqüente, a maior concorrência é no Campus João Pessoa, no curso de Edificações, com 12,30 candidatos por vaga. O pólo que registrou a maior concorrência por vaga para o curso técnico subseqüente de Segurança do Trabalho da EAD foi o de João Pessoa com 8,96 candidatos.

 

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Imagem: Pablo França - programador visual do IFPB

Ações do documento